Fronteiras do Pensamento, o ciclo de conferências que traz os maiores pensadores mundiais ao Brasil, faz do SEsels um espaço de debate. Neste canal, você encontra vídeos sempre legendados com entrevistas exclusivas e conferências. Nomes como Zygmunt Bauman, Edgar Morin, Steven Pinker, Mia Couto, Manuel Castells, Alain de Botton e dezenas de outros convidados discutem identidade, crise contemporânea, democracia, os valores que regem o mundo atual e as fronteiras do pensamento. Seria o próprio pensamento o limite para enxergarmos um novo mundo?

VÍDEOS INÉDITOS LEGENDADOS: todas as segundas e quintas
Inscreva-se em nosso canal: is.gd/FronteirasSEsels

  • 960
  • 6 222 290

Kommentarer

  1. Albert R. Carnier Guedes

    Na verdade ele não explicou muito nem de um nem de outro, apenas vendeu o peixe quântico dele indiretamente, dizendo que teoria das cordas não tem nenhuma comprovação experimental ainda. Não tá errado, mas também não soube até o momento nenhuma comprovação do loop quântico.

  2. Conservador Paraíbano

    A pressuposição básica do Criacionismo Cientifico pode ser REPRODUZIDO, OBSERVADO E REPETIDO, já a evolução de moléculas para homem, NÃO. Pois, trata-se de uma ciência histórica, não operacional.

  3. Heron Augusto

    Que discurso fantástico! Admiro os princípios de Gardner e busco-o inserí-los cada vez mais em sala de aula ao adotar novas metodologias de ensino para os alunos. Gardner está no mesmo nível de Piaget, Vygostsky, Wallon, Freire...mestres da educação.

  4. Ângela Mancuso

    Deslikes para comprovação científica? Quem fez isso tem cérebro de bovino.

  5. Thiago Ferreira

    Legenda em pt amigo !

  6. Dr. Paulo Venturelli

    Isso é interessante

  7. Ana Lívia

    Que sotaque lindo.

  8. Mário Henrique

    Pelas minhas leituras variadas, ler Scruton é desagradável, previsível, bobo,sem sal, infantil.Ele ainda imagina estar na reação da aristocracia britânica quando se assustou diante da abertura de uma nova concepção de tempo e relações entre homens pragmáticas após a Revolução Francesa.Estacionou no século XVIII. As mesmas besteiras ditas sempre, sem nenhum apelo a qualquer nova narrativa, numa crença que o mundo é incontornável, não se pode ir "longe demais", que ainda há fronteiras entre onde fazer humano e o mundo! Toda essa besteira medrosa é Scruton quem acredita e um número cada vez reduzido de conservadores indo pra o buraco ou para o cemitério!

  9. Sra. Brigido

    Arrasou

    1. Leonardo Bruno

      Badalou as estruturas do universo

  10. Alexandre Mendes

    Excelente!

  11. Alexandre Pereira

    Não justificou porra nenhuma !!!!!!!! Adaptação é diferente de evolução

  12. Pr. Lauro [batista]

    Vejam no SEsels: É impossível descrer plenamente e ser ateu desculpável.

  13. Siá Lopes M.

    infelizmente, este momento não está próximo

  14. Cirlon Pereira

    O pensamento conservador límpido. O Ocidente ainda vai voltar a esse grande homem, buscando a solucao das suas problemáticas.

  15. Nestor Santiago

    Que pena que não tem legenda em português

  16. Eddie Jr.

    Muito bom !

  17. Harrison Bezerra

    Fico me perguntando como um escritor brilhante como o Llosa tem a audácia de fazer uma arenga chula dessas. Ela fala de que mundo, afinal? Fala da "democracia" como a mesma desonestidade intelectual dos neoliberais; compra o discurso imperialista de que o socialismo real na China e Cuba são ditaduras sanguinárias - porque, seguramente, ele não conhece a periferia do capitalismo. Deve está acostumado com o centro "civilizado" dos países da Europa.

  18. Alexandre manuel Moy

    Deus criou uma máquina de simulação chamada de universo....

  19. Abraham Tsfaye

    A child sex abuser with a fondness for young boys. Who died from lung cancer while he was funded and paid for by tobacco companies. You couldn't make a monster like him up if you tried.

  20. David Assis

    From what I know Sir Scruton, he is one of the greatest persons and philosopher of UK. A pity that he wasn't catholic, he would be a great theologian

  21. Ângela Mancuso

    O brasileiro só sabe ir contra ou a favor, sem nenhum olhar crítico fundamentado. Ou venera ou odeia O povão acha que "crítica " é algo negativo. Brasil Tupiniquim.

  22. Ângela Mancuso

    A seleção do que vai se ler é fundamental. Há leituras que destroem ou parecem fundamentadas mas não são.

  23. poesia, vida e arte

    Esse é o grade barato. A poesia surpreende o tempo todo. Pra mim isso é sensacional.

  24. Prometheus

    Se o socialismo (comunismo é a utopia) despersonalizou o humano através da exortação do Estado, da coletividade, o neoliberalismo faz até pior, transformando todos em mercadorias descartáveis. Pior despersonalização que esta só a escravidão. O mundo regride a passos largos, porém a ameaça da vez não é o socialismo, e sim o neoliberalismo. As pessoas estão cegas defendendo esta ideologia de morte!

  25. Tiago Soares

    Cadê a legenda?!

    1. Adriana Moreira

      Você pode ativar a legenda no rodapé do vídeo, num dos ícones, foi o que fiz. Abraço!

  26. Giulliano Roman

    Curiosidade: inicialmente, o pensador se refere à China e Índia como contrapontos à Civilização Ocidental, mas não demora muito pra jogar a América Latina no balaio. Pergunta: é possível resumir Civilização Ocidental à América do Norte e Inglaterra, como parece sugerido nessa fala? Vou evitar os adjetivos que me ocorreram, mas creio que não.

  27. luiz henrique

    Que novidade é essa? Pecado contemporâneo!? Gente, num sei se é nó na noção ou é sem noção. 🤦‍♂️

  28. Leonardo Chagas

    "Infelizmente, hoje, os setores acadêmicos encontram-se dominados pelos evolucionistas, que não permitem que os criacionistas adentrem as salas de aula e também os impedem de publicar os seus trabalhos em revistas científicas por eles controladas." CHRISTIANO P. DA SILVA NETO , professor universitário, mestre em ciências pela Universidade de Londres (Inglaterra), é presidente da ABPC (Associação Brasileira de Pesquisa da Criação).

  29. Murilo Mussi

    Cara bom!!

  30. Rodrigo Encinas

    A chamada "direita" e o "centro" fazem igualzinho. Pôr o poder na frente do humanismo não é exclusividade da "esquerda", e sim inerente à política.

    1. Becting world

      Verdade

  31. Tiago Oliveira

    Discordo!

    1. Tiago Oliveira

      @Chrís Vieira eu entendi. O Problema é saber se o canal é de "direita ou esquerda" e qual ideologia eles projetam nós, entendeu? Essas coisas, acredito, é você que tem que estudar e procurar uma resposta sem lentes ou direcionada por algum poder maior. É muito difícil alguém ser imparcial (eu acredito que existe imparcialidade) e desfrute uma plena independência crítica. Você consegue identificar em que lado do espectro político ele se encontra? Consegue identificar qual ideologia está presente? Por isso que eu não concordo. Se alguém quer mesmo saber alguma coisa (saber no sentido de conhecer ou até chegar em alguma verdade, mesmo que temporária) esse alguém terá que debruçar no assunto e procurar aprender por conta própria. Eu já desisti de pegar coisas prontas, porque, dificilmente, vem livre de viés ideológico e isso muito me incomoda. Eu acho que estamos chegando em uma "nova era", digamos, que vamos buscar a imparcialidade e cultuar uma visão limpa(sem ideologias), entende o que eu quero dizer? Então, penso, que todo conhecimento feito com intenção de propagar alguma ideologia ou fortalecer algum tipo de poder, seja qual for o lado do espectro político, ele terá que ser revisado e limpo dessas deturpações. Me desculpe se não fui cordial com você. Eu sou franco e tento ser direto e acabo esquecendo de ser uma pouco mais delicado e eufêmico. Abraço!!

    2. Chrís Vieira

      ​@Tiago Oliveira Parece que você não me entendeu por completo. O motivo de eu concordar com ele não é pelo seu currículo, apenas considerei pertinente citar o respaldo que o canal possui. Se você ler atentamente tudo que eu escrevi, vai perceber que as ideias possuem uma conexão que objetiva chegar a um ponto. Vou tentar ser o mais clara: 1. Apontei que o vídeo é apenas um resumo de uma construção muito maior do que ele apresenta. Isso é óbvio, devido ao tempo. 2. Citei o respaldo do canal e o currículo para reforçar a ideia de síntese e de que seria precoce julgar que é uma mera opinião e desmerecê-la, se você não teve acesso a todo o trabalho. 3. Agora, novamente, concordo com ele porque assim como "direita e esquerda", percebo uma divisão social, de um lado, pessoas que defendem a tecnologia e atribuem a ela a salvação da humanidade e todos os milagres do século, do outro, os que culpam a tecnologia por todos os males e por aí vai. Em muitos momentos refleti sobre isso e assim concordo com o que foi exposto no vídeo, isso porque interpreto que ele retira as tecnologias do centro da discussão e volta o olhar para a natureza humana. Por fim, não estou preocupada em te provar nada, nem te convencer de qualquer coisa. Longe de mim rsrs Só perguntei porque pensei que, talvez, sua opinião divergente poderia me acrescentar em algo. Do mesmo modo, devolvi a cordialidade. Agradeço a atenção, a troca de ideias... Um abraço.

    3. Tiago Oliveira

      @Chrís Vieira , autoridade não me convence. Outro dia eu li um artigo de um filósofo espanhol falando que Platão, Aristóteles e Sartre falaram muitas merdas. Falar qualquer um fala eu quero ver é provar. Qualquer retórica recheada de paixão tende desconsiderar lógica e razão. Os seres humanos adoram pagar de bonzinhos, mas na hora de praticar é outra história... Se você aprofundar no autor e vier aqui me provar eu agradeço, mas já adianto que duvido que você consiga. O que você escreveu aí foi confiar nele porque ele é reconhecido e isso pra mim não significa nada. Pode ser doutor que se falar algo vai ter que me provar. Repito: ele nao evidenciou e não provou, então eu continuo discordando.

    4. Chrís Vieira

      @Tiago Oliveira Geralmente, os vídeos postados constituem apenas fragmentos de um emaranhado de estudos, visto que são, na maioria das vezes, de pensadores conceituados em suas respectivas áreas de atuação. Sendo assim, mesmo não tendo me aprofundado nas obras de Amós Oz (coisa que pretendo), desde já, por presunção (somada à confiabilidade que destino ao canal), atribuo certo grau de credibilidade ao autor. Poderia acrescentar também as dezenas de obras publicadas, prêmios conquistados etc. Portanto, não concordo que seja uma mera opinião. Você pontuou algo interessante, que ele não pode provar. Bom, penso que quando falamos de filosofia e cerne da natureza humana, não é apenas uma questão de fatos sobre fatos. Tratam-se de profundas discussões e análises, que, provavelmente, daqui 100+ anos as pessoas ainda estarão debatendo. Agora, o meu motivo. Assim como "direita e esquerda", percebo uma divisão social, de um lado, pessoas que defendem a tecnologia e atribuem a ela a salvação da humanidade e todos os milagres do século, do outro, os que culpam a tecnologia por todos os males e por aí vai. Em muitos momentos refleti sobre isso e concordo com o que foi exposto no vídeo, isso porque interpreto que ele retira as tecnologias do centro da discussão e volta o olhar novamente para a natureza humana. Agora, para irmos adiante, somente aprofundando nossos conhecimentos quanto ao autor e também à temática. É isso rs

    5. Tiago Oliveira

      @Chrís Vieira , por que você concorda com ele?

  32. Zero One

    50 ANALFABETOS COMEDORES DE CAPIM DA I.U.P.L deram deslikes (IUPL = Igreja Universal do Pinguço Ladrao)

  33. guilhermegp

    De fato, para o esquerdista, toda relação é uma relação de poder. Dentro de uma mente dessas habita um verdadeiro neurótico.

  34. sergio marguleski

    Quanta bobagem sem sentido dita em poucos minutos. Então o Cristo, o Buda e tantos mestres espirituais do passado, incluindo pensadores como Parmênides, Heráclito, Platão, etc, falavam contra um pretenso "socialismo?". Estamos no século XXI, pós revolução francesa, queda do muro de Berlim, etc, dentro de uma revolução tecnológica que, oriunda do mundo da chamada modernidade atomiza cada vez mais o ser humano, e o afasta das relações gregárias fazendo dele um mero joguete no chamado "mundo líquido". Enquanto isso há quem perca seu precioso tempo abstraindo-se da complexidade do real. No passado longínquo, conforme dito acima, já se buscava integrar o ser humano a Si Mesmo! Quem está atento a isso pode perceber que esse discurso esquerda x direita x capitalismo x comunismo, não é o foco da questão.

  35. ale a.

    Sabedoria!

  36. Carlos Ronaldo Santos

    AO MESTRE COM CARINHO Marco Frenette Roger Scruton não foi apenas um intelectual. Foi um espírito iluminado. Transformava palavras em armas de combate às trevas. As mesmas palavras que geram escuridão nas mãos dos progressistas que ele desnudou tão bem. Ele expôs as pelancas do esquerdismo, as canalhices do relativismo e a força do belo no combate ao mal. Foi um homem completo, e tal plenitude veio de sua compreensão dos animais com aspecto humano. Entendeu o mal sem se animalizar durante os combates. Manteve a elegância na crítica e a discrição diante das fraquezas demasiadamente humanas de seus adversários e inimigos. Uma pessoa de categoria que gerou um pensador categórico por conta de um raciocínio lógico, amplo e probo. Aprendi muito com o mestre, e ainda aprendo. O aprendizado vem de releituras e do que ainda lerei, pois o rio não se repete, embora saibamos que a suposta novidade é apenas a magia da reformulação do que já foi dito mil vezes. Scruton, o grande reformulador... e também o grande destruidor de vagabundos, mas de vagabundos refinados. Suas análises de escroques brilhantes como Sartre, Foucault e Ronald Laing revelaram a maldade e o cinismo debaixo da fraca camada de luz criada pelo talento literário desses ficcionistas. Ele também tratou de Deus e das questões cristãs com uma delicadeza e uma profundidade impressionantes, igualando com os melhores momentos de Fulton Sheen e C. S. Lewis. Com ele, renovei minha experiência com o sagrado. Conheci e conheço homens excepcionais, mas nenhum deles me ensinou ou me influenciou tanto como Scruton; mas chegou a hora da noite degolar o dia com sua espada azul, como bem cantou Erza Pound e o verdadeiramente grande já se despediu dos menores.

  37. Carlos Ronaldo Santos

    A internet permite que párias medíocres contestem com argumentos falazes um discurso pleno de verdade e sapiência como o proferido no vídeo pelo nobre e vetusto Sir Roger Scruton, do alto de sua elevada envergadura intelectual e consciência moral. Por outro lado é alentador ver as várias refutações contundentes e assertivas contra as sandices equivocadas, ignorantes e desonestas proferidas por esquerdopatas de plantão.

  38. Evandro Oliveira

    The nature of any animal does not change. A lion always will be a lion, a snake always will be a snake and us as well...we will always pursue comfort, power, fame, less pain and more pleasure, etc.

  39. Rita de Cassia Sousa

    Muito bom. Espero que nós possamos passar para essa geracão o seu legado.

  40. Esquerdista de direita

    Pseudo-pensador raso...

  41. Jose Bezerra Filho

    O falso conservadorismo no nosso país só passa essa sensação de insegurança,pois toda liderança tem um interesse de lucrar em cima do medo nacional, e os "evangélicos" fazem isso com uma maestria impressionante.

  42. Poe Xavier

    Vai deixar saudades.

  43. ELÉTRON FF

    Deus ñ existe

  44. METZ Despertar Humano

    Afortunado, Gracas a Deus!

  45. Lourdes Saragiotto

    Ele morreu com a certeza que o Brasil caminhará para aglutinar as várias correntes ideológicas num lugar comum, que seria uma aceitação mútua para atingir um convívio civilizado. Bem, não consigo ver como! A alternância no poder entre os opostos parece mais possível para mim. Acredito que o motivo principal da aversão entre Direita e Esquerda existente hoje no Brasil é causada pela corrupção em primeiro lugar e em segundo lugar pela Inversão de Valores.

    1. Siá Lopes M.

      Lourdes Saragiotto qual inversão de valores?

  46. eu sei que vc quer dar um LIKE like!

    (Evolução) é uma (Teoria) não um Fato! Tchau e obrigado! ✌😃

  47. Fredd Lima

    O meu e-mail é [email protected]

  48. Fredd Lima

    Preciso enviar um e-mail sobre um caso de autismo...

  49. Aparecida Romero

    *_NOSSA SOCIEDADE está infectada demais pelas "mentirologias" da esquerda (New Left), para termos a certeza de que ela se libertará em curto prazo. Ainda sofreremos décadas, até termos alguma vívida esperança._*

  50. Leandro Canani de Almeida

    Minha filha tudorme bastante pelo jeito.

  51. Leandro Canani de Almeida

    Quanta bobagem!

  52. lnb29

    postem o video inteiro desse evento ou pelo menos mais pedaços por favor

  53. Felipe Duarte

    E nem o evolucionismo

  54. João Carlos SARAIVA PINHEIRO

    Lamento a perda. Este mestre está nas minhas oraçoes

  55. Bernardo Lisovski

    R.I.P. Sir Roger Scruton

  56. kay

    R.I.P. Sir!!

  57. Paulo Amaral

    Rest in Peace ! Deus o Tenha !

  58. Sandino Rafael

    Quando ele fala em independência certamente ainda não tínhamos os exemplos das eleições Trump e Bolsonaro, em que o poder econômico operou um esquema de difusão de mensagens na rede.

  59. jomar tattoo

    Descanse em paz, sir!

  60. Kleber Barbosa

    Hoje esse grande homem se foi, mas deixou sua grande contribuição.

  61. gersonslive

    #RIPRogerScruton Obrigado!

  62. Rafael Conzatti

    sensacional

  63. Marcelo Rawls

    Que vergonha esas informacao historica dos Estados UNidos conservador, raramente chegam no Brasil ! GLOBO LIXO!

  64. Wanderson Melo

    Putz !!!! Só isso como exemplo kkkkkkk

  65. Kent Azul Box

    se fudeu com o seu brihantismo todo... bem feito!

  66. Padial Jiu-Jitsu

    Vai chegar o momento em que a ciência vai poder medir, calcular e observar a existência do espírito que habita um corpo denso e os que vivem sem corpos densos. Ai sim vamos dar um grande avanço nesse tal física. Falamos daqui a 20 ou 30 anos. Abraço a todos

  67. Padial Jiu-Jitsu

    Com toda certeza uma pessoal iluminada e espiritualizada, porém veio nessa vida para ser um cético justamente para poder fazer avanços na ciência. Pois acredito que assim ele pode avançar mais. Mas quando voltar para a espiritualidade “na sua passagem” vai entender melhor o seu propósito nessa vida.

  68. Leandro Toledo

    Simplesmente fantástico ... Parabéns Marcelo Gleiser

  69. Gabriel Remington

    Pondé, um arauto do bom-senso.

  70. Chrís Vieira

    Thanks!

  71. 25,8 Raiz de todo mal

    Concordo, sou feminista é acho que os fatos científicos podem ajudar é muito as pautas feministas, normalmente quando usam justificativas cienticas (biológicas), ele esquecem da cultura, é quando justificam pela cultura esquecem do biológico, as pessoas por pura ignorância talvez não entendem que o ser humano é compostos de dois lados, biologia e social, e esses lados se influênciam entre si. Em geral acho que a ciência tem muito a contribuir ao feminismo, mas não podemos esquecer que a ciência também pode ser bastante androcentrica.

  72. Wellington Mendes

    Vc fala em absurdo a teoria do criacionismo, mas bactéria virar ser humano isso normal? Não pode nem provar a sua teoria e quer eliminar as outras. 'O impossível existe até que alguém duvide dele e prove o contrário.' Albert Einstein.

    1. 5 CARAS E UM BECK

      Sem dúvida, simplesmente desmontando o conceito de teoria científica para assim denominar criacionismo uma "teoria" evolutiva .

  73. Wesin Alves

    Sou cético quanto a afirmação de que apenas o mecanismo da seleção natural e a mutação genética são capazes de explicar a complexidade da vida. Uma análise criteriosa sobre a teoria da evolução deve ser incentivada.

  74. Chrís Vieira

    Acabei de ser inspirada rsrs

  75. Chrís Vieira

    Adoro o Canal!

  76. Jorge Augusto Bortoluzzi Schmitz

    Receber tamanho conhecimento é praticamente uma benção. Obrigado por compartilhar.

  77. Francimar Viana

    Esses caras perdem tempo estudando estudando e não conseguem concretizar nada a respeito da criação do universo

    1. Deszo Jivansky

      Claro, pra quê estudar? Vamos para a igreja e simplesmente acreditamos em um pastor. Fantástico! A solução de todos os males.

  78. Luciano Candido

    #H umanos nós somos e #A ssim desejamos permanecer. #R econhecer os sentimentos de #M edo, amor e ódio é o caminho #O brigatório para seguirmos #N essa jornada chamada vida. Ela é #I ncrivelmente antagônica. Mas, #A pesar de tudo: É LINDA! 🥰

  79. Weldher Rodrigues

    O Canal mais brilhante do SEsels no Brasil... Maravilhoso ;)

  80. CARLOS BRASILIANO

    O povo brasileiro precisa que o governo invista em Educação, pois com uma educação decente, esse povo exigirá tudo aquilo que tem direito, somente a educação salva o Brasil, e tem que começar primeiramente pela base e não em universidade, como fez o governo anterior investindo sem que tivesse uma base de alunos com conhecimento suficiente para cursa-las, formando então uma legião de analfabetos funcionais.

  81. Emilio Bertrand Bunge Gonzalez

    “Pese a su elemental y tendencioso manejo de las categorías y las teorías del análisis político, o tal vez debido a la maestría con que maneja los sofismas y las ‘posverdades’, Vargas Llosa es una pieza fundamental en el masivo dispositivo de ‘lavado de cerebros’ y de propaganda conservadora que con tanto esmero practican las clases dominantes de las metrópolis y sus secuaces en la periferia”.

    1. GINO EDER MANDUJANO SANTOS

      Kkkkkkkkkkk

  82. Jezrael Eliezer

    =\ não entendo. Ele relaciona a ideia de o mundo funcionar em “flash” com alguma coisa. Ele falou, que o mundo funciona assim e esperou que eu entendesse relacionando isso com algo, mas não consegui. Se alguém puder explicar...

    1. oslo martucci

      Jezrael, sim realmente é complicado para nós leigos em Física, mas primeiro temos de saber que embora uma pedra esteja imóvel dentro dela os elétrons se movem num ritmo alucinante e isto só podemos perceber se máquinas nós levarem para o mundo ínfimo dos átomos. Este mundo que vemos, por exemplo a pedra parada e imóvel não corresponde a realidade. O que está ocorrendo na verdade dentro da pedra são que os átomo se movem como se para nós fossem relâmpagos aparecendo aqui ou ali, esta é a realidade acontecendo sem parar dentro da pedra. É um assunto complexo extenso, mas maravilhoso, acesse e vá vasculhando alguma coisa pelo Google, digite Física Quântica e navegue, com o tempo vc terá uma visão melhor sobre isto. E é tão maluco este mundo quântico que cientistas já provaram que simplesmente por ficar observando uma onda eletromagnética ela pode se modificar segundo nossa visão ou mesmo pensamento, comece com coisas simples que vc entenda para depois ir passando para as mais complexas, boa sorte e um ótimo Ano de 2020.

  83. Patricia GR

    Continuo num relacionamento sério com Javier Cercas...rsrsrs em dezembro de 2019

  84. Mina Moura

    Concordo.

  85. Alexandre manuel Moy

    James webb tá indo para o espaço, o MUNDO vai saber que o universo é uma máquina de simulação...

  86. Jurandir Ernesto

    Anete Guimarães, citou vc em uma palestra, parabéns pela linda profissão.

  87. Fabricio Lopes

    De minha geração Pondé e Paulo Francis são ícones d língua afiada.

  88. Pris Pros

    Mandou bem...e tem filmes ótimos!!!

  89. Giuliano Miotto

    Excelente, mas ele se equivoca em achar que a solução virá de mais investimentos estatais na educação... o melhor seria termos mais liberdade e empreendedorismo para suprir as necessidades que temos de uma educação melhor para as pessoas

  90. Leonardo Danielli

    Discordo totalmente... a internet democratizou as ideias, as pessoas podem ser e falar o que de fato pensam... conseguem se bem usada, fugir da bolha que se forma em seus grupos... É uma fonte inesgotável de conhecimento. Mas o que falta a grande parcela do mundo, é educação associada a cultura e muito questionamento para poder diferenciar o que de fato é realidade e o que é propaganda!!

  91. Paulo César

    Marcelo Zohar não é religião, religião são dogmas, temos que vivenciar com o espírito o desconhecido ao olho humano. A Paz

  92. Paulo César

    Marcelo estuda o Zohar e as equações fecham ....o visível e o ELOHIM criador e mantenedor. Shalom

  93. Pris Pros

    Adorei seu depoimento! Vou procurar ler seus livros....

  94. Bruno Alves

    Pelo visto, a física quântica ainda têm muito o que evoluir, pois é algo que nós, humanos, ainda não conseguimos acompanhar 🤔!

    1. Pedro Saldanhs

      O homem so' pode conpreender sua leveza na queda

  95. Gabriel S. Rezende

    o salto quântico é tão rápido que não é possível observar a trajetória e o simples fato de incidir luz nele para o observar já modifica seu comportamento, a física quântica tem muito ainda que evoluir

  96. Rachel Soares

    Fiquei encantada e emocionada. Mia é lúcido, racional em sua fala envolvente e poética. Um êxtase ouvi-lo.

  97. Erick Amorim

    Uma coisa é certa esses cara aceita qualquer forma de criação menos na forma que Deus criou a terra, sabe porque eles não aceitam? Porque foi de uma forma explicável e simples .

  98. Sérgio Máscoli

    Edgar Morin, um Mestre que sigo há décadas. Que mudou meu jeito de ver o mundo. Gratidão...